| a praça do conjunto Pedro Gondim, com um canteiro de flores que poderia ser bonito....mas não é! |
Eles são de ferro e portanto enferrujam com alguma facilidade, principalmente quando estão sem manutenção...
Bem...eu não deixaria meus filhos brincarem aqui!
Pedras do canteiro estão espalhadas por todo canto, junto com o mato que está tomando conta do lugar...
As pessoas são inacreditáveis, não é mesmo?!
Assim, um local que poderia proporcionar lazer e beleza, está pessimamente cuidado e sem manutenção.
Alguém já ouviu falar na "teoria das janelas quebradas"?
Para quem não conhece, está aqui a descrição da Wikipédia:
O livro é baseado num artigo com o título "Broken Windows" de James Q. Wilson e George L. Kelling, que surgiu em março de 1982 noThe Atlantic Monthly.[2] O título provém dos seguintes exemplos:"Considere-se um edifício com algumas janelas quebradas. Se as janelas não são reparadas, a tendência é para que vândalos partam mais janelas. Eventualmente, poderão entrar no edifício, e se este estiver desocupado, tornam-se "ocupas" ou incendeiam o edifício.Ou considere-se um passeio. Algum lixo acumula-se. Depois, mais lixo acumula. Eventualmente, as pessoas começam a deixar sacos de lixo."
Uma estratégia de êxito para prevenir o vandalismo, dizem os autores do estudo, é resolver os problemas quando eles são pequenos. Reparar as janelas quebradas em pouco tempo, dizem os autores, e ver-se-á que os vândalos terão menos probabilidade de estragar mais. Limpar os passeios e a tendência será de o lixo não acumular.
A teoria faz duas afirmações principais: que o crime de pequena escala ou comportamento anti-social é diminuído, e que o crime de grande escala é, como resultado, prevenido. A principal crítica desta teoria foca sobretudo esta última afirmação, que considera não provada.
Fato é, se as coisas não são bem cuidadas, elas terminam atraindo coisas que não prestam. Nesta praça que fotografei, a parte dos brinquedos sempre atrai os maconheiros de noite....
Outra praça grande e abandonada, é a praça da independência, uma das maiores da cidade...:
A praça da independência é o melhor exemplo da má vontade pública por parte do Município....a praça tem um traçado interessante e possui muitas árvores bonitas...mas não há "caminhos", nem bancos para se sentar, não há guardas , nem cercas....o que de fato há são mendigos que dormem lá à noite, pivetes que assaltam transeuntes, algum lixo acumulado bem no meio da praça, grama e flores mal cuidados e secos....as pessoas insistem em passar no meio da grama (a pouca que ainda resiste) , deixando tudo ainda mais feio do que já está!
Não foi feita nenhuma melhoria há mais de vinte anos!
Em cidades de "primeiro mundo", todas as praças têm funcionários da prefeitura contratados só para fazer essa manutenção. Eles replantam, consertam e avisam às pessoas "porcas" para não jogar lixo ou deixar o cocô do cachorro lá! Isso tem que ser feito aqui também, se a gente quer ter lugares agradáveis para passar a tarde com nossos filhos....a prefeitura gasta uma fortuna com empregados fantasmas, seria bom botar os fantasmas pra trabalhar!
Keine Kommentare:
Kommentar veröffentlichen